São Caetano do Sul registra queda nos índices de roubo em geral e roubo de veículos no primeiro semestre do ano
São Caetano, ao analisar os recentes dados revelados no início do mês pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo, apresenta sinais encorajadores de redução na criminalidade. Notavelmente, nos crimes categorizados como roubo de itens diversos, roubo de veículos e estupro (dividido entre estupro geral e estupro de vulneráveis), a cidade experimentou uma queda significativa.
Especificamente, houve uma redução de 23,18% nos roubos de aparelhos eletrônicos e outros acessórios, decaindo de 466 casos em 2022 para 358 em 2023. Adicionalmente, o índice de roubo de veículos diminuiu ainda mais, com uma queda impressionante de 54,13%, mudando de 109 casos em 2022 para 50 em 2023.
Diante dessa melhoria, Lourival dos Santos Silva, o Secretário de Segurança de São Caetano, atribui tal êxito à profunda integração entre as Forças de Segurança atuantes na cidade. Isso engloba a Polícia Militar, a Polícia Civil e a GCM (Guarda Civil Municipal). De acordo com Lourival, que possui formação como policial civil e já atuou como GCM em São Caetano, “a essência desse sucesso reside no trabalho colaborativo entre estas três forças. Na prática, não importa a denominação específica de cada entidade, já que todas possuem a mesma finalidade de garantir segurança, apesar de operarem em diferentes segmentos.”
Além disso, o Secretário ressaltou que a visão proativa e os investimentos em segurança pelo prefeito José Auricchio Júnior têm sido cruciais para que São Caetano alcance estes notáveis índices positivos.
Além dos roubos, outro ponto de interesse são os números relacionados a estupros. No comparativo semestral entre 2022 e 2023, os índices para estupro geral se mantiveram estáveis: foram cinco casos em ambos os anos. Entretanto, no que tange ao estupro de vulneráveis, houve uma redução de 21,05%, com os números decrescendo de 19 em 2022 para 15 em 2023.
A respeito dessa queda, Lourival realça o empenho da Prefeitura em parceria com a Seais (Secretaria de Assistência e Inclusão Social). Esta colaboração resultou na elaboração de políticas públicas voltadas especificamente para a proteção das mulheres, consolidando ainda mais a integração das Forças de Segurança.
De acordo com ele, “São Caetano é um município que consistentemente demonstra preocupação com a proteção de mulheres e crianças. Prova disso são as várias iniciativas existentes, como o Cream, o Caism, a Casa da Gestante, a Delegacia da Mulher, a Patrulha Maria da Penha e o recentemente sancionado Código Municipal de Defesa da Mulher.” Com essas palavras, Lourival concluiu sua análise sobre os avanços no combate à criminalidade na cidade.
Com informações da Prefeitura de São Caetano do Sul.
Ademais, conheça nossos canais (Whatsapp, Telegram, Facebook): jornalgrandeabc.com/redes-sociais
Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!
Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Sobre os Termos de Privacidade