Economia e Trabalho

Carteira de Trabalho Digital: Saiba já como fazer e consultar

Publicidade Google Ads

Carteira de Trabalho Digital: Saiba já como fazer e consultar
Foto: Reprodução da Internet

A Carteira de Trabalho Digital é uma versão eletrônica da carteira de trabalho, que foi criada com o objetivo de facilitar o acesso dos trabalhadores às informações referentes a seus contratos de trabalho. Então, ela possui validade jurídica e substitui a versão impressa da carteira de trabalho, que não tem mais impressões a partir de em 2019.

A versão Digital contém informações sobre a vida laboral do trabalhador, como o registro de empregos, salários, férias e outros direitos trabalhistas. Além disso, permite que o trabalhador tenha acesso a essas informações de forma rápida e prática, por meio do aplicativo disponível para smartphones.

Com esta nova versão da Carteira de Trabalho, é possível solicitar o seguro-desemprego, acompanhar o andamento do benefício, verificar o saldo do FGTS, entre outras funcionalidades. Portanto, também ajuda a combater fraudes e irregularidades trabalhistas. Afinal, todas as informações registradas de forma eletrônica e podem ter acesso pelos órgãos competentes.

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital?

Então, para fazer a a versão Digital, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site gov.br e crie sua conta, caso ainda não tenha uma.
  2. Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” disponível para Android e iOS.
  3. Abra o aplicativo e faça login com a sua conta gov.br.
  4. Selecione a opção “Quero me cadastrar”.
  5. Preencha os campos solicitados, como CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, entre outros.
  6. Após o preenchimento, clique em “Salvar”.
  7. A Carteira de Trabalho Digital será gerada automaticamente e estará disponível para visualização e compartilhamento no aplicativo.

Portanto, caso você já tenha uma carteira de trabalho impressa, é possível fazer a integração das informações da versão física para a digital, basta acessar o site gov.br e seguir as instruções.

Como consultar a carteira de trabalho digital?

  1. Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” em seu smartphone, disponível para Android e iOS.
  2. Faça o login no aplicativo utilizando as suas informações de acesso ao portal gov.br.
  3. Na tela inicial do aplicativo, clique na opção “Acessar” ao lado da Carteira de Trabalho Digital.
  4. Será exibida a sua Carteira de Trabalho Digital, que contém informações sobre seus vínculos empregatícios, como nome do empregador, cargo, salário, data de admissão, entre outras informações.
  5. Para visualizar detalhes sobre um vínculo empregatício específico, basta clicar sobre ele e serão exibidas informações detalhadas sobre aquele registro, incluindo as anotações feitas pelo empregador.

Além disso, através do aplicativo também é possível solicitar a segunda via da Carteira de Trabalho, atualizar seus dados pessoais e consultar informações sobre benefícios como o seguro-desemprego e o FGTS.

Qualquer pessoa pode solicitar?

Qualquer pessoa que tenha o número do CPF e acesso à internet pode solicitar e obter a Carteira de Trabalho Digital. Assim, a modalidade Digital foi criada para substituir a versão impressa e facilitar o acesso dos trabalhadores às informações referentes aos seus vínculos empregatícios. Além disso, oferecer diversas funcionalidades, como a solicitação do seguro-desemprego, consulta ao FGTS, entre outras.

Para solicitar a Carteira de Trabalho nesta versão, é necessário criar uma conta no portal gov.br e baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital em seu smartphone. Então, importante lembrar que a modalidade Digital tem a mesma validade jurídica que a versão impressa.

A Digital substitui a Impressa?

Sim, a modalidade Digital substitui a versão impressa da carteira tradicional. Sendo assim, em 2019, o governo federal determinou que a versão impressa da carteira de trabalho seria substituída pela versão digital. Aliás, que tem a mesma validade jurídica e possui as mesmas informações da versão física.

Assim, a modalidade Digital foi criada com o objetivo de facilitar o acesso dos trabalhadores às informações referentes aos seus vínculos empregatícios, além de oferecer diversas funcionalidades, como a solicitação do seguro-desemprego, consulta ao FGTS, entre outras.

No entanto, caso o trabalhador ainda possua a versão impressa da carteira de trabalho, é possível utilizá-la normalmente, uma vez que ambas as versões têm a mesma validade jurídica. Além disso, a versão física da carteira de trabalho tem a sua exigência em alguns casos específicos. Por exemplo, como em situações em que o trabalhador precisa comprovar o tempo de serviço prestado em atividades rurais ou em contratos de trabalho antigos que não registrados eletronicamente.

Ainda se emite a carteira de trabalho impressa?

Não, desde setembro de 2019, a emissão da carteira de trabalho impressa deixou de ser feita em todo o país. Aliás, a medida foi adotada pelo Governo Federal com o objetivo de simplificar e modernizar o acesso às informações trabalhistas, por meio da implantação da Carteira de Trabalho Digital.

A partir daquela data, todas as novas carteiras de trabalho são emitidas apenas em formato digital. Sendo assim, por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo site do Governo Federal, como explicado anteriormente nesta matéria.

Caso um trabalhador ainda possua a versão impressa da carteira de trabalho, ele pode continuar utilizando-a normalmente, uma vez que ambas as versões têm a mesma validade jurídica. No entanto, é importante ressaltar que a versão digital da carteira de trabalho oferece diversas funcionalidades e facilidades, como a consulta de informações trabalhistas e a solicitação do seguro-desemprego, entre outras.

Então, conheça nossos canais (Whatsapp, Telegram, Facebook): jornalgrandeabc.com/redes-sociais


Gostou de “Carteira de Trabalho Digital: Saiba já como fazer e consultar”? Compartilhe!

Então, aproveite e leia sobre Carreiras e Trabalho, com os ensinamentos de Rogério de Caro. Aliás, veja também as Últimas Notícias. Portanto, conheça nosso site para o Rio de Janeiro, o Jornal Grande Rio.

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads