É oferecendo que você recebe …

Rodrigo Mazzola é membro do Fotoclube ABCclick o autor do artigo “É oferecendo que você recebe …” e das fotos presente neste.

A fotografia realmente aproxima as pessoas. Ela eterniza os instantes e revela um mundo de conhecimentos, amizades e oportunidades. E uma dessas oportunidades aconteceu comigo quando trabalhava em uma empresa de varejo on-line. Eu era coordenador de Estúdio e Imagens quando fomos convidados para produzir conteúdo para um projeto que fomentava a comercialização do artesanato da Amazônia de forma justa e sustentável, agregando valor por meio da qualificação dos artesãos e gerando impactos positivos para populações tradicionais chamado Jirau da Amazônia.

Esse projeto é uma organização criada pela Fundação Amazonas Sustentável – FAS, em parceria com a Associação Zagaia Amazônia para promover o artesanato local e produtos sustentáveis da Amazônia.

A partir disso se viu uma necessidade de obter as imagens dos produtos de forma mais
rápida e profissional para serem inseridas na vitrine do site de uma grande loja magazine.

Foi então que nossa equipe foi convidada para uma expedição para a Amazônia para
produzir todo o conteúdo do projeto e principalmente capacitar as comunidades ribeirinhas a fotografar seus produtos através do celular. Preparei e ministrei um curso com técnicas e dicas de fotografia e como criar um mini estúdio com materiais recicláveis para a produção dessas fotos.

Acreditamos no projeto e na possibilidade de fazer a diferença. No entanto, fomos ensinar e acabamos aprendendo. Foi um mergulho na cultura e vida das pessoas do Rio Negro. Ao voltar com todo o material produzido, percebemos a riqueza daquilo tudo. Além de seguir conforme a programação, me deixaram à vontade e fui registrando tudo.

Eu havia levado minha câmera pessoal além dos equipamentos da empresa. Isso foi
essencial, pois ali havia uma ribeirinha apaixonada pela fotografia e então ofereci minha câmera para ela. Uma pequena e rápida orientação de uso, ela já estava encantada com toda aquela possibilidade em suas mãos.

E como sempre digo, é oferecendo que você recebe. Para ela uma novidade, uma
oportunidade. Ela captou lindas imagens e enviei tudo para ela posteriormente. Já para
mim, além da satisfação de poder de alguma forma ensinar e proporcionar aquilo, eu tive a liberdade, o respeito e confiança de vivenciar e poder registrar tudo da forma mais natural, pois caminhávamos juntos. Paisagens, texturas, pessoas, fauna, flora, tudo sendo clicado e contemplado.

Além do trabalho feito, essas imagens captadas em paralelo acabaram se tornando uma exposição pelas sedes do Rio de Janeiro e São Paulo. Todos tiveram a oportunidade de se aprofundar ainda mais nas histórias dessas pessoas e desse lugar maravilhoso.

Foi uma sensação de dever cumprido e alma enriquecida.

Gratidão sempre!
Rodrigo Mazzola
@artemazzola

Informações do Fotoclube:


Gostou de “É oferecendo que você recebe …”? Compartilhe!