Confiança dos comerciantes diminui 1,8% em agosto

O índice de confiança dos comerciantes diminui em agosto e fica em 124 pontos. A redução de 1,8% do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) sobre julho é a primeira queda no otimismo verificada desde março deste ano. O dado é de pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, a CNC.

Em entrevista à Agência Brasil, a economista da entidade, Izis Ferreira, avalia que o resultado tem relação com o cenário de incertezas tanto no Brasil quanto no exterior.

“O segundo semestre do ano passado teve uma melhora significativa na atividade do comércio. Mas a base ainda era muito baixa em relação ao segundo semestre de 2020”. 

O efeito positivo da retomada do varejo, que começou no segundo semestre do ano passado, veio se consolidando ao longo do ano. “Não teve piora no cenário de pandemia, não teve necessidade de novas restrições, a cobertura vacinal foi aumentando e, aí, o comércio foi sentindo esse benefício, digamos assim, da retomada, do fluxo de pessoas nas ruas, buscando estarem mais nos espaços comerciais e isso refletiu na comparação anual”.

Outro motivo são as eleições, que de acordo com a economista, tradicionalmente causam moderação na confiança.

Já na comparação com agosto do ano passado, o nível de confiança dos comerciantes cresceu 7,8% e é resultado do aumento do fluxo de pessoas nas ruas.

No levantamento, houve recuo nos índices de expectativas para o curto prazo e para os próximos meses.

Os empresários ouvidos na pesquisa também preveem redução de 2,8% no desempenho atual do comércio.

Com informações de Rádio2, uma produtora de conteúdo em áudio com 37 anos de experiência no mercado, responsável por criar e produzir conteúdo personalizado voltado aos mais diversos interesses corporativos.

A Rádio2 conecta empresas e governos ao seu público-alvo, por meio de histórias que engajam a audiência e impulsionam negócios, campanhas e causas. Com a Agência Rádio 2 de Notícias, as notícias alcançam mais de 1.000 emissoras de rádio parceiras em todo o país, impactando cerca de 20 milhões de ouvintes por dia.

Conheça nossos canais (Whatsapp, Telegram, Facebook): jornalgrandeabc.com/redes-sociais


Gostou de “Confiança dos comerciantes diminui 1,8% em agosto”? Compartilhe!

Aproveite e leia sobre Carreiras e Trabalho, com os ensinamentos de Rogério de Caro. Veja também as Últimas Notícias. Conheça nosso site para o Rio de Janeiro, o Jornal Grande Rio.

Confiança dos comerciantes diminui 1,8% em agosto; cenário de incerteza e de eleições influencia
Foto: Reprodução da Internet

Conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.