Guia de Profissões

Fiscal de Loja

Publicidade Google Ads

Um fiscal de loja é o profissional que deve zelar pelo patrimônio físico dos estabelecimentos comerciais. Deve fiscalizar a entrada e saída de pessoas, com o intuito de identificar atitudes suspeitas que possam causar algum prejuízo à empresa. É também conhecido como agente ou auxiliar de prevenção de perdas, pode atuar verificando o atendimento às normas de segurança, mas também nos procedimentos administrativos.

Outras formas de se referir aos fiscais de loja são:

  • analista de segurança patrimonial
  • assistente de prevenção de perdas
  • analista de prevenção de perda
  • encarregado de prevenção de perdas

O que faz?

Um fiscal de loja deve diariamente andar pelos arredores da loja, fazendo o monitoramento dos clientes para detectar possíveis casos de segurança: atos que possam ser suspeitos de furto; prova irregular de algum produto ou vandalismo. O profissional deve abordar as pessoas suspeitas, questionar a atitude, impedir a ação e recorrer ao seu superior. Se for necessário, deve inclusive solicitar uma autoridade policial.

Deve também procurar dentro da loja ou nas áreas externas, como estacionamento ou depósitos, por situações que possam colocar a segurança em risco ou desperdiçar os recursos da empresa, como espaços obstruídos, portas e janelas abertas ou luzes acesas sem necessidade. Caso haja descumprimento de normas e regras que foram previamente estabelecidas, deve relatar aos superiores.

Outra função de um fiscal de loja pode ser o recebimento de mercadorias para o estoque. Nesse caso, precisa conferir o material e as documentações necessárias, identificando possíveis irregularidades. Pode ainda acompanhar o serviço de um terceirizado que esteja realizando algum trabalho na loja, como técnicos de informática ou manutenção de limpeza.

Por fim, pode ainda ser responsável por mapear possíveis áreas de risco internas e externas à loja. Se solicitado, deve preparar relatórios para os superiores, fazendo orientação de melhorias e solicitando reformas, caso haja algo no ambiente que esteja prejudicando a segurança do local. Um fiscal de loja pode ainda executar demais tarefas relacionadas ao cargo a critério dos contratantes.

Quais as Habilidades e Competências?

Caso queira ter sucesso na carreira profissional, um fiscal de loja deve possuir uma série de habilidades e competências que podem ser úteis para a execução do trabalho. Listamos abaixo algumas dessas qualidades:

  • Ter atenção aos detalhes e saber fiscalizar, o que pode colaborar no momento em que precisar vigiar os consumidores na busca por atitudes suspeitas.
  • Ter senso crítico e cautela para saber tomar as decisões em benefício da loja, sem constranger clientes ou funcionários.
  • Ter boa comunicação e saber argumentar para que consiga alertar em situações suspeitas, mas sem chamar muita atenção ou criar polêmicas.
  • Ter capacidade de liderança para que possa administrar a equipe.
  • Conseguir fazer uso de inovações tecnológicas que possam ajudar em seu trabalho, proporcionando melhores ferramentas.
  • Ter amplo conhecimento da cultura da empresa e ter preparação para fazer melhorias contínuas.
  • Ter em mente que precisa de atualizações constantes sobre as técnicas e métodos de seu trabalho.
  • Ter conhecimento sobre as leis que impactam no trabalho, com atenção também às novas tendências de mercado.

Outras habilidades que também podem auxiliar no trabalho de um fiscal de loja:

  • relacionamento interpessoal
  • responsabilidade
  • atendimento ao cliente
  • disciplina
  • agilidade física e manual
  • proatividade
  • capacidade de trabalhar em equipe

O que você precisa para ser?

De modo geral, para ser fiscal de loja se exige apenas o ensino médio completo. Algumas lojas, porém, preferem que a pessoa tenha uma formação acadêmica, como administração ou logística. Isso dependerá da empresa e de sua dimensão, além das atribuições que forem dadas a esse profissional. De acordo com as responsabilidades do cargo, as empresas podem ainda exigir uma especialização ou um segundo idioma na contratação do fiscal de loja.

Qual o Salário Médio?*

O salário médio nacional de Fiscal De Loja é de R$1.636 em Brasil. Toda loja em sua rotina está exposta a uma série de riscos, os quais podem ser administrativos, operacionais ou financeiros, e que podem ser desconhecidos ou conhecidos pelos gestores. Nesse cenário, um fiscal de loja tem grande importância e vem se tornando muito comum, já que ajuda a prevenir os prejuízos financeiros, principalmente em comércios que têm produtos expostos e uma circulação contínua de clientes.

Os valores ficam sujeitos a variações de acordo com as características de cada vaga de trabalho. Informações extraídas de sites do ramo.

Com informações de Indeed.

Voltar para Guia de Profissões

Gostou de “Fiscal de Loja”? Compartilhe!

Fiscal de Loja
Foto: Reprodução da Internet

Conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads