Economia e Trabalho

Gestão de Produtos Digitais, conheça o panorama da nova profissão

Publicidade Google Ads

A profissão de Gerente de Produto (Gestão de Produtos Digitais), também conhecida como Product Manager (PM), vem chamando bastante atenção do mercado. Ter alguém que ajude a empresa a direcionar a visão, trabalhar roadmaps, estabelecer metas e estratégias, além de direcionar a execução em cada etapa do ciclo de vida de um Produto não é tarefa para qualquer um.

O Gerente de Produto pode guiar o sucesso de um Produto, por isso a procura pelo profissional segue aumentando em grande escala no mercado. No momento em que você está lendo essa matéria (janeiro/2021), há mais de 700 vagas em aberto no LinkedIn para o cargo, com salários e benefícios bem atrativos. Este é um dos motivos que levaram muitos profissionais a se especializarem na área e foi um dos pontos de partida para a criação da PM3.

O que se faz na Gestão de Produtos Digitais?

Neste contexto, o material da pesquisa foi produzido com a finalidade de ajudar profissionais e empresas a terem uma visão alargada do segmento, contribuindo assim para o desenvolvimento e futuro do ecossistema de Gestão de Produto/Product Management, que segue crescendo notadamente.

Veja algumas das informações relevantes sobre a área na imagem abaixo.

Gestão de Produtos Digitais
Fonte: Blog Cursos PM3

Por ter feito um mapeamento minucioso dentro do mercado, a PM3 obteve dados como cargo atual, satisfação no trabalho e na carreira, desafios e expectativas futuras. Além disso, o conteúdo consegue entender o perfil demográfico, formação, experiência na área e faixa salarial de forma detalhada.

Segundo a pesquisa, embora não exista uma graduação específica para esse perfil profissional, os dados mostram que os Gerentes de Produto geralmente tem pós-graduação (45,8% do total) ou formação superior (44,3%), nas áreas de Tecnologia (45,7%) ou Marketing e Comunicação (21,4%). Quanto ao salário, 70% deles ganham entre R? 5 e R? 15 mil mensais, sendo que especificamente em São Paulo o piso da média salarial sobe bastante, ficando entre R? 12 e R? 15 mil.

Com o crescimento dos processos de digitalização e tecnologia, principalmente após a pandemia de Covid-19, novas profissões estão surgindo e a Gestão de Produtos Digitais ganha mais destaque nesse sentido. Confira a pesquisa completa clicando aqui e descubra grandes tendências da área.

Sobre Cursos PM3

A Cursos PM3 é a referência na educação em Gerenciamento de Produtos Digitais no país e acredita que a comunidade de tecnologia vai evoluir de forma consistente e o Brasil se tornará uma referência mundial quando se trata desse setor. Fundada em março de 2018, hoje a escola já conta com dois cursos lançados e um curso em produção: Product Management, Product Discovery e Product Growth, os quais já somam mais de 3.500 pessoas aprendendo as melhores práticas de Produto no dia-a-dia.

Cursos PM3 , escola referência na educação em Gerenciamento de Produtos Digitais no País, lançou a pesquisa que traz um verdadeiro raio-x do cenário de Gerenciamento de Produto Digital no Brasil .

Gostou de “Gestão de Produtos Digitais, conheça o panorama da nova profissão”?

Então, assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em seu email. Leia mais sobre o Mercado de Trabalho.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16″ custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”has-text-color has-white-color has-background has-blue-background-color” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]
Publicidade Google Ads