A iniciativa do Miniguia Anticapacitismo visa alertar sobre expressões e situações constrangedoras que violam a dignidade humana
Com o intuito de colaborar para uma comunicação mais assertiva com pessoas com deficiência, a Empodera, comunidade pioneira na construção de negócios inclusivos, lança, de maneira gratuita, o Miniguia de Comunicação Anticapacitista, voltado para empresas e lideranças, analistas de Diversidade e RH, Influenciadores e Embaixadores.
Sob a administração do fundador e CEO, Leizer Vaz Pereira, e com o esforço de um time dedicado e preparado, a Empodera trabalha, desde 2016, para criar um Brasil de todes e para todes. Dessa forma, a startup desenvolveu o documento que oferece informações sobre o tema. Pois o Capacitismo representa a exposição de pessoas com deficiência a situações humilhantes e constrangedoras, que violam a dignidade da pessoa humana. Assim como os direitos fundamentais, previstos na Constituição Federal.
O miniguia de comunicação Anticapacitista apresenta expressões e comentários comuns no dia a dia, que devem ser retirados do nosso vocabulário para tornar os espaços mais positivos. Além disso, o documento traz situações que caracterizam o capacitismo no ambiente de trabalho e formas de evitá-las.
“O capacitismo é qualquer ato de discriminação, opressão e/ou preconceito social contra pessoa com deficiência e/ou neurodivergente, excluindo todas as pessoas que não se encaixam em um padrão considerado “normal” ou “típico”. Esse preconceito também diz respeito à falta de acessibilidade e do olhar plural para a existência humana. “
“Embora muitas pessoas ainda desconheçam o seu significado, o debate acerca do tema tem que ganhar mais espaço e trazer reflexões sobre os impactos das expressões e comentários naturalizados no dia a dia. É preciso amadurecer a pauta anticapacitista e transformar a comunicação junto a este grupo”, alerta Leizer Pereira, fundador da comunidade Empodera.
Você pode encontrar o Miniguia de Comunicação Anticapacitista clicando aqui.
A Empodera é uma das maiores plataformas do Brasil na construção e aceleração de negócios inclusivos, tendo uma metodologia de hackeamento de cultura (3S Empodera: Sensibilizar, Sistematizar e Sustentar), conectando talentos diversos com organizações engajadas na mudança do ambiente corporativo.
Criada em 2016 por Leizer Pereira, o projeto hoje conta com cerca de 70 mil pessoas cadastradas, 10 mil acessos mensais e soma mais de 2000 pessoas contratadas em grandes empresas, como Google, B.A.T., White Martins, Pepsico, Ambev, Bayer, Santander, YDUQS, Anbima, Twitter, TechnipFMC, Enel, Ipiranga, Itaú e JP Morgan. www.comunidadeempodera.com.br.
Ademais, siga as redes Sociais da Empodera no Instagram, Tik Tok e Facebook.
Conheça nossos canais (Whatsapp, Telegram, Facebook): jornalgrandeabc.com/redes-sociais
Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!
Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Sobre os Termos de Privacidade