Economia e Trabalho

Preços dos produtos industriais subiram quase 20% em 2020

Publicidade Google Ads

Os preços dos produtos industriais, na porta das fábricas, subiram 19,40% em 2020. Foi a maior alta desde 2014 e 3,6 vezes mais que a média anual de 5,36% entre 2014 e 2019. Em dezembro, a variação foi de 0,41% em relação a novembro, a 17ª variação positiva consecutiva. Mas ficou bem abaixo da taxa de 1,38% registrada na passagem de outubro para novembro.

Os dados divulgados nesta sexta-feira (29), pelo IBGE, são do Índice de Preços ao Produtor. O IPP mede a mudança dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação.

O gerente do IPP, Alexandre Brandão, explicou que a alta nos preços do refino de petróleo foi a principal causa do aumento da taxa de dezembro. E que, o recuo em relação a novembro deve-se à queda nos preços dos alimentos .

Ainda segundo Brandão, entre os principais fatores para a alta dos preços no ano, está a depreciação de 25,2% do Real, o que tem impacto nos setores exportadores. 

Com informações de Agência Brasil.

Gostou de “Preços dos produtos industriais subiram quase 20% em 2020”?

Assine nossa Newsletter e receba nossas publicações em seu email. Aproveite e leia mais notícias do Brasil.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16″ custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”has-text-color has-white-color has-background has-blue-background-color” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]
Fábrica da Rhodia.
Publicidade Google Ads