A disbiose intestinal é um desequilíbrio da flora bacteriana intestinal que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes causando a carência de vitaminas. Onde as bactérias patógenas estão em maiores proporções que as bactérias benéficas.
As causas da disbiose podem estar relacionadas com o uso indiscriminado de, por exemplo:
Outras causas possíveis: ao estresse, uma alimentação inadequada com excesso de açúcar, alimentos refinados, industrializados e pobre em fibras, assim como algumas doenças intestinais, como diverticulose, inflamação intestinal e a prisão de ventre, também favorecem o desequilibro da flora intestinal e, consequentemente, a instalação da disbiose.
Sintomas da disbiose intestinal como náuseas, gases, diarreia ou prisão de ventre, dor de cabeça, queda de cabelo, unhas fracas, cansaço e candidíase de repetição podem ser tratados através de uma reeducação alimentar orientada por um nutricionista, onde o tratamento consiste em restabelecer a flora bacteriana com uma alimentação adequada.
A pessoa deve consumir alimentos ricos em fibras e probióticos, que estimulam o crescimento das bactérias boas do intestino, ajudando a estabelecer a absorção de nutrientes e vitaminas.
Portanto, assine nossa Newsletter, receba nossas publicações em seu email. Então, aproveite e leia mais de Rosângela Lopes. Siga a autora no Instagram.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Sobre os Termos de Privacidade